4 de fevereiro de 2009

Ao parisiense elegante

Pois é Joãozinho, que não dá para nós, meros mortais, comprarmos nossas roupas na mesma loja que o Alain Delon a gente já sabia.

Independente disso, acho que vale a pena ao menos saber onde se vestem os verdadeiros chics parisienses. Claro, saber nunca é demais. Além disso, você não vai querer ficar de fora do assunto quando estiver em alguma reunião social interessante e alguém comentar sobre a camisaria Charvet, certo? Fora isso, ao se informar sobre o assunto, você nem precisa perder tempo pesquisando onde comprar suas roupas quando seus planos de ganhar na loteria derem certo.

Segue então um pequeno guia das principais lojas de roupas masculinas de alta gama instaladas em Paris - tudo explicado de maneira bem breve e objetiva. Vamos a elas:

Charvet
A marca: A primeira loja de Paris dedicada inteiramente às camisas foi fundada em 1838 pelo monsieur Christophe Charvet. Hoje a Charvet é considerada um verdadeiro templo das camisas para quem tem o cacife à altura do bom gosto.
O produto: A loja de camisas sob medida é famosa pelo seu segundo andar, onde você pode escolher mais de 7.000 padrões diferentes de tecidos produzidos exclusivamente pela Charvet. Ah, os clientes ilustres? Senhores distintos como Napoleão III, Edward VII, Charles de Gaulle e JFK. Para você ter uma idéia, as camisas mais bobinhas da Charvet não saem por menos de 370,00€.
O plus: O próprio nome Chervet bordado na etiqueta - um dos fabricantes de camisas mais famosos e respeitados do mundo.

Charvet
28 place Vendôme
Tel.: 01 4260 3075
Metrô: (Sei que soa um tanto ridículo indicar estação de metrô para esse tipo de loja, mas em todo caso, é o padrão do blog - c'est la vie...) Opèra linhas 3, 7 e 8

* V * P *

Dior Homme
A marca: Em 1946 Dior criou sua maison de alta costura. Mas o sucesso da marca continuou mesmo depois de sua morte em 1957 graças aos profissionais de talento que o sucederam, como Yves Saint-Laurent e John Galliano, por exemplo. Em 2000 Heidi Slimane mudou a cara da moda masculina parisiense com a criação da Dior Homme, mas é Kris Van Assche quem comanda a marca desde 2007.
O produto: Ternos, costumes, camisas, sapatos, smokings, gravatas... Enfim, tudo em roupas masculinas.
O plus: O legado de estilo deixado por Heidi Slimane - roupas clássicas e elegantes com corte modernoso.

Metrô: Franklin D. Roosevelt linhas 1 e 9

* V * P *

Lanvin
A marca: Depois de se dedicar às roupas femininas, Jeanne Lanvin lançou em 1926 a Lanvin Teilleur Chemisier, que ela instalou na rue du Faubourg Saint-Honoré. Rapidamente as luvas, gravatas, lenços, sapatos e pijamas da Lanvin se destacam como peças de exceção.
O produto: Sob a direção de Albert Elbaz, a Lanvin tem simplesmente de tudo em roupas masculinas - sempre usando os melhores materiais para produzir peças impecáveis.
O plus: A qualidade dos materiais e o corte elegante das roupas.

Metrô: ‎Madeleine linhas 8, 12 e 14

* V * P *

Daniel Cremieux
A marca: Criada por monsieur Daniel Cremieux em 1976, a marca francesa se manteve sempre fiel ao estilo do fundador - dar às roupas que marcaram os anos 40 e 50 uma reinterpretação moderna, bem ao estilo francês.
O produto: Roupas voltadas para homens entre os 25 e os 50 anos que procuram se vestir de forma elegante, mas com certo ar de intransigência.
O plus: O bom gosto no uso do contraste de cores nas roupas Daniel Cremieux é o ponto forte da marca.

Metrô: Saint-Germain-des-Prés linha 4

* V * P *

Dormeuil
A marca: A maison Dormeuil foi criada em 1842 por Jules Dormeuil, um especialista na venda de roupas e tecidos ingleses na França. A marca se distingue sobretudo pela diversidade de tecidos exclusivos e pela qualidade com que produz roupas sob medida.
O produto: O mundialmente célebre tecido Tonik, criado pela Dormeuil em 1956, é ainda hoje o principal produto da marca.
O plus: A tradição familiar. Desde sua criação em 1842 o comando da marca passa de pai para filho.

Tel.: 01 4561 4270
Metrô: George V linha 1

* V * P *

Louis Vuitton
A marca:
Em 1854, Louis Vuitton abre sua primeira loja de malas em Paris. O lendário padrão quadriculado fez sua primeira aparição em 1888. 10 anos mais tarde, a estampa passa por mudanças no desenho para incorporar o famoso monograma criado por Georges Vuitton. Em 1998 Marc Jacobs torna-se diretor artístico da marca.
O produto: Roupas, malas, pastas profissionais, carteiras e acessórios no top da criatividade.
O plus: Apesar da dimensão estrondosa da Louis Vuitton ela ainda é uma empresa de estrutura familiar - a marca é hoje comandada pela quinta geração da família, que tem como meta a propagação do saber fazer através das gerações.

Tel.: 01 4549 6230
Metrô: Charles de Gaulle - Etoile linhas 1, 2 e 6

* V * P *

Stark & Sons
Foi no início do século XX que o Príncipe de Gales pediu que seu alfaiate, um certo Mr. Stark, bordasse o brasão das armas inglesas em suas roupas. A partir de então, três gerações de políticos se sucederam na alfaiataria da rue de la Paix para encomendar seus ternos com o “alfaiate republicano” - que era a maneira amistosa como Charles de Gaulle chamava Mr. Stark.
O produto: Stark & Sons é a alfaiataria oficial dos políticos e homens de negócios europeus. Além das roupas clássicas com corte inglês também tem uma linha casual em tweed de respeito.
O plus: As roupas da Stark & Sons têm garantia permanente.

Tel: 01 4261 6861
Metrô: Opèra linhas 3, 7 e 8

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