10 de março de 2009

VDM: É engraçado quando não é com a gente

Na semana passada a rede BBC publicou um artigo sobre um site francês que andou fazendo tanto sucesso nos Estados Unidos que ganhou até uma versão em inglês. O artigo foi veiculado no Brasil através do portal de notícias G1 e chegou até mim pelo amigo Ed.

O site ViedeMerde.fr registra relatos de pequenas tragédias da vida cotidiana vividos pelos internautas e, desde que foi lançado na França em janeiro do ano passado, tem ocupado com freqüência a lista dos dez mais acessados no país. Já a versão americana se chama Fmylife.com. Qualquer pessoa pode participar enviando um relato de um parágrafo sobre algum acontecimento irritante que a faria dizer Vie de merde (Vida de m...) ou F... my life.

A única regra a ser cumprida é que todos os relatos tenham um só parágrafo que comecem com Hoje e terminem com a sigla VDM. O relato abaixo, por exemplo, foi publicado ontem:

"Hoje, sendo monitor de uma colônia de férias, me encarreguei de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos. Um garotinho veio até mim e disse: "Quero ir ao banheiro!" - "Você tem muita pressa?" - "Não... Tarde demais..." VDM.”

Os relatos são categorizados em amor, dinheiro, crianças, trabalho, entre outros. Os leitores também podem participar de uma enquete que julga cada caso em: Eu concordo, você tem uma VDM ou então Você bem que mereceu. Os organizadores do VDM lançaram recentemente um livro por aqui reunindo os casos mais engraçados já publicados no site.

Na França, outros sites de humor irônico e interativo que também fazem sucesso são o RaterSaVie.com (Fracassar na vida), o Jaipasdechance.com (Eu não tenho sorte) e Jobdemerde.com (Trabalho de m...) - todos igualmente engraçados e, sobretudo, criativos.

Nenhum comentário: